top of page
  • Foto do escritorMaurício Canto

VC1, VC2, VC3: Você sabe o que é?

Atualizado: 8 de fev. de 2023

VC1, VC2 e VC3 são três tipos de ligações que as pessoas podem realizar. A diferença entre elas está na forma de cobrança.


Uma das coisas que as empresas estão sempre atentas é na economia de custos com telefonia. Essa rotina de acompanhar as despesas com ligações é um desafio constante para os profissionais envolvidos.


Vamos conhecer um pouco mais sobre o que é VC1, VC2 e VC3 no mundo da telefonia e, como a migração do seu ambiente para um PABX IP como o PABXFLEX, pode ajudar nisso.



O que significa VC1, VC2 e VC3?


VC1, VC2 e VC3 são tipos de ligações que as pessoas podem realizar. A diferença entre elas está na forma de cobrança. Onde VC1 é a definição para ligações locais e, VC2 e VC3 são as definições para ligações de longa distância.


VC1: Valor de Comunicação 1


Esse tipo de chamada consiste em ligações locais. Ligações locais, são consideradas ligações com o mesmo código de área. Elas são ligações mais baratas conforme definição da Anatel.


Vamos ver um exemplo para deixar isso mais claro.

Aqui em Joinville nosso DDD é 47. Quando efetuamos uma ligação para outro número também com o DDD 47 aqui de Joinville, essa ligação é classificada como VC1.



VC2: Valor de Comunicação 2


Esse tipo de chamada consiste em ligações interurbanas regionais. Essas ligações, são consideradas ligações de longa distância, porém dentro de uma região específica. Elas são identificadas pelo primeiro dígito do DDD.


Vamos seguir com nosso exemplo para deixar isso mais claro.


Aqui em Joinville nosso DDD é 47. Quando efetuamos uma ligação para outro número, porém um telefone de Florianópolis onde o DDD é 48, essa ligação é classificada como VC2. Você pode perceber que o DDD começa com o dígito 4.



VC3: Valor de Comunicação 3


Por último temos as ligações interurbanas entre regiões diferentes. Essas ligações tem os valores mais elevados. Elas são identificadas por DDDs totalmente diferentes.

Ainda com nosso exemplo para deixar isso mais fácil de entender.


Aqui em Joinville nosso DDD é 47. Quando efetuamos uma ligação para outro número, porém um telefone de Porto Alegre onde o DDD é 51, essa ligação é classificada como VC3.



Utilizando um PABX IP


O que muda ao migrar seu ambiente para o PABXFLEX, utilizando links SIP das operadoras ou nosso parceiro Directcall para completar suas ligações?


Com uma operadora VoIP, as tarifas são fixas por minutos para qualquer lugar. Ou ainda, dependendo do plano, você pode conseguir ligações ilimitadas por um valor fixo mensal. Isso simplifica muito o que falamos no início. Pois conseguimos ter uma previsão de gastos com telefonia muito mais claros.


Se você já usa nosso PABXFLEX e tem interesse em testar nosso parceiro, entre em contato com nosso time de sucesso do cliente.


Ainda não conhece o PABXFLEX?


Entre em contato com os nossos especialistas. Ficaremos felizes em apresentar nossas soluções para simplificar o seu ambiente.





6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page